Palavra do Diretor


Queridos irmãos e irmãs;
Graça e paz!

            Com alegria e entusiasmo nossa Escola de Teologia para leigos inicia o ano letivo de 2013. Trata-se de oportunidade ímpar para o crescimento da Igreja diocesana, bem como ao incremento da ação leiga cada vez mais qualificada nas atividades pastorais das diversas comunidades. O estudo da Teologia aparece como ambiente vital do fomento à renovação eclesial proposta pelo Concílio Vaticano II, cujo eco encontra-se preclaramente no Documento de Aparecida.
            O caráter originário da Teologia no processo evolutivo do pensamento humano aumenta ainda mais sua importância para a compreensão e análise dos complexos níveis constitutivos da sociedade contemporânea. Deste modo, temos nela o praeambulum scientiae, isto é, o preâmbulo da ciência que possibilita a desobstrução da consciência, permitindo-a assimilar a realidade histórica objetiva e adequadamente. Nesse sentido, a Teologia favorece o progresso do conhecimento ancorado numa concepção antropológica pautada na valorização do ser humano concebido como imagem de Deus.
            Enquanto discurso sobre a transcendência em diálogo com a imanência, a disciplina teológica apregoa a origem e destino divinos do mundo criado. Através dela o dado protológico relativo ao ato criador de Deus orienta-se para o plano escatológico do mistério da piedade cumprido na pessoa de Jesus Cristo em seu ato redentor. Sob este viés o estudo da Teologia impõe-se como condição determinante à razoabilidade da fé. “Dar razão da esperança” (1Pd 3,15), eis o desafio posto a cada cristão nos mais diversos períodos históricos do cristianismo.
            “Dar a razão da esperança” é sinônimo de “dizer o porquê acreditamos”. Dar a razão da esperança é não se deixar hipnotizar por tendências ideológicas incongruentes com a Verdade revelada situada à base da nossa fé. Dar a razão da esperança é ser suficientemente lúcido a ponto de elevar os olhos a Deus desejando estabelecer comunhão de vida com Ele, contradizendo a conjuntura sócio-histórica caracterizada pela fragmentação relativista. Pois bem, a Teologia é ciência disposta a nos ajudar nesse itinerário rumo à seguinte descoberta: a razão não produz a fé, mas a aceita generosamente. A fé é dom de Deus oferecido ao homem que lhe faz ver a luz eterna a iluminar todo ser humano vindo ao mundo (Jo 1,9).
            Em perspectiva de fé o estudo teológico reveste-se de significado novo. Por isso, o Concílio Vaticano II insistiu na necessidade de os leigos também se dedicarem a ele. A Teologia há de contribuir proficuamente com o apostolado leigo segundo a impostação dada pela Constituição Dogmática Lumen Gentium à missão dos leigos: “a eles compete especialmente, iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais, a que estão estreitamente ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor” (LG IV,31).
            Atenta à proposta da Igreja no “Ano da Fé”, a Escola de Teologia para leigos Pe. Yves Poliquen deseja empenhar-se na dinamização de alguns aspectos considerados intrínsecos à sua função diocesana. São eles:
     1- Formar para a capacidade crítica diante da conjuntura sócio-cultural contemporânea.
     2- Apresentar reflexão teológica atualizada em conexão com a evolução histórica de cada tema.
     3- Explorar a documentação magisterial e sua importância para a práxis cristã.
     4- Promover atividades extras direcionadas ao estudo das quatro Constituições aprovadas pelo Concílio    
         Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica.
     5- Despertar nos leigos o engajamento e a consciência do seu protagonismo na caminhada eclesial da 
         comunidade e da Igreja em geral.  
Em conformidade com o 19º Plano diocesano da Ação Evangelizadora desejamos enfatizar a eclesiologia de comunhão, reconhecendo-nos uma Igreja em constante busca de conversão pastoral. Somando forças com o projeto da Diocese de Campo Mourão, a Escola de Teologia intenta gerar agentes qualificados pelo conhecimento teológico, aptos a pôr em ato tão necessária conversão.
Para que isso seja possível, esperamos a colaboração de todos os membros da Escola de Teologia. A harmonia entre alunos, professores e direção proporcionará progressos positivos na caminhada escolar com efeitos sentidos no cotidiano da vida eclesial diocesana. A unidade aliada à humildade, virtude típica dos verdadeiros sábios, convergirá em benefício para a missão evangelizadora da Igreja presente em Campo Mourão.
Pensar no bem da Escola de Teologia Pe. Yves Poliquen significa cuidar de uma instituição cara à história da Diocese. Fundada em setembro de 1991 por iniciativa de Dom Virgílio de Pauli e do primeiro diretor, Pe. Francisco Javier Delvalle Paredes, hoje bispo diocesano, a Escola formou numerosas turmas para o trabalho pastoral. Diante disso, percebemos nossa responsabilidade para com ela. Somos herdeiros de uma tradição empenhada na capacitação teológica pautada no marco histórico do momento vivido. Portanto, busquemos seriedade ao desenvolver as atividades propostas, bem como curiosidade teórica e aguçado senso crítico.
A Diocese agradece a Deus pela vossa disposição em aproximar-se do mistério divino por meio do conhecimento teológico. Nosso patrono, Pe. Yves Poliquen trabalhou incansavelmente em prol da formação do laicato na Igreja mourãoense. Inspirada em seu legado, a direção da Escola motiva o estudo e a difusão do patrimônio cultural acumulado pelo cristianismo em seus vinte séculos de história. Reafirma também a necessidade de transmitir os conteúdos da fé em linguagem atualizada e familiar ao ser humano da contemporaneidade.
Envolvidos pela atmosfera espiritual proveniente do “Ano da Fé” acolhemos os alunos e professores com alegria renovada. Ao iniciar o ano letivo de 2013 revestimo-nos de esperança nova, pois no próximo dia 9 de março a Diocese dará início aos trabalhos da Escola Bíblica Decanal. Esta iniciativa expressa a dedicação da Igreja diocesana em vista da Animação Bíblica da Pastoral. A difusão do conhecimento e da espiritualidade bíblica viabilizará a “mística da Palavra”, fundamento sólido destinado a amparar a prática pastoral eclesial. Lembremos: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
Desejamos fecundo e abençoado ano de estudo a você, querido irmão (ã) e membro da comunidade escolar Pe. Yves Poliquen. Deixemo-nos guiar pela Verdade, cuja plenitude conheceremos no dia feliz em que “Deus será tudo em todos” (1Cor 15,28) e nós seremos tudo n’Ele.
Que Deus nos abençoe e nos dê a paz!

Pe. Alfredo Rafael Belinato Barreto
Diretor

Campo Mourão, 07 de março de 2013
     Memória litúrgica das santas mártires Perpétua e Felicidade   
        
        


3 comentários:

  1. Parabéns Pe. Alfredo Rafael você é, apesar de muito jovem, a pessoa capaz de guiar a Igreja e seus membros para caminhos retos com seu conhecimento magnífico, pessoa abençoada, fiél, como poucos eu conheci... cresça junto do povo e faça com que a Igreja cresça em sabedoria...

    Este é um grande abraço de uma pessoa que gosta e torce muito por você padre!

    Bruno S. Ferracioli (companheiro de mestrado)

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem. preciso falar com vc Pe. Alfredo informe seu email por favor.
    obrigrado.
    Pe. Claudinei

    ResponderExcluir
  3. Pe. Alfredo, boa noite. Gostaria de comunicar-me com você. Como faço? Obrigado! Pe. Cláudio.

    ResponderExcluir